obituário

Morreu o comerciante Francisco Leoni Gonçalves da Silveira

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal

O comerciante Francisco Leoni Gonçalves da Silveira, 81 anos, nasceu em São Luiz Gonzaga. Ainda criança, Francisco mudou-se para Restinga Sêca e, em seguida, para Santa Maria, junto da família formada pelos pais e dez irmãos. No Coração do Rio Grande, Francisco sempre morou no Bairro Urlândia, na região sul da cidade. 

Francisco era casado com a aposentada Dalia Romero da Silveira, 82 anos, e teve dois filhos, Edson, 52, e Cleiton Romero da Silveira, 42, e duas netas, Natalia e Tássia.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

O são-luizense gostava de pescar e jogar bocha, conforme Edson.

- O pai era o tipo de pessoa que, mesmo que estivesse doente, estava sempre feliz, assoviando e cantando. Não tinha o hábito de reclamar - comenta, emocionado, o primogênito. 

Ativo, Francisco gostava muito do trabalho. Ao longo da vida, o comerciante teve bar, armazém, trailer de cachorro-quente e lancheria.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Ao se aposentar, ele passou a vender bilhetes da Mega-Sena. Geralmente, passava por empresas oferecendo bolões e, quando fazia os jogos, levava os resultados para os clientes. Para isso, o idoso caminhava, todos os dias, da Avenida Presidente Vargas à saída do Bairro Passo das Tropas, lembra Edson. 

- Com a família, ele foi sensacional. Era presente e prezava estar junto de nós. Foi um paizão - diz o filho.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Edson sempre vai lembrar de tudo o que aprendeu com o pai. 

- Ele nos ensinou que as maiores riquezas são o trabalho e a honestidade. Muito preocupado com a integridade da área financeira, não devia nada a ninguém. Foi exemplo neste quesito.

Cleiton, que mora em Itajaí, Santa Catarina, recorda, com ternura, a última vez que o pai o visitou: 

- Ele tomou o primeiro banho de mar na praia de Cabeçudas, em Itajaí. O pai ficou muito alegre. Insisti até ele perder o medo do mar e até subiu nas pedras da praia comigo. 

Francisco Leoni Gonçalves da Silveira morreu em 12 de dezembro de 2019, devido a um infarto fulminante. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morreu a santa-mariense Irma Fontoura Botelho

Falecimentos em Santa Maria e região Próximo

Falecimentos em Santa Maria e região